Para que serve o dente siso?
12 de Dezembro de 2023 | Postagem realizada por : Única Odontologia

Para que serve o dente siso?

Os dentes sisos, também conhecidos como terceiros molares, são os últimos molares localizados na parte posterior da boca. Cada pessoa normalmente tem quatro dentes sisos, um em cada quadrante da boca: dois na parte superior (um em cada lado) e dois na parte inferior (um em cada lado). Esses dentes geralmente começam a erupcionar entre os 17 e 25 anos de idade, embora esse período possa variar.


No entanto, os dentes sisos nem sempre desempenham um papel funcional útil para muitas pessoas, e podem apresentar problemas, levando à necessidade de remoção. Aqui estão algumas funções e possíveis questões associadas aos dentes sisos:


Função na Mastigação: Em um passado evolutivo, quando a dieta humana era mais áspera e exigia maior poder de mastigação, a presença dos dentes sisos poderia ter sido mais funcional. No entanto, muitas pessoas hoje em dia têm uma dieta mais processada e macia, o que pode tornar esses dentes menos essenciais para a mastigação.


Problemas Comuns:


Impactação: Os dentes sisos frequentemente não têm espaço suficiente para erupcionar corretamente na boca. Eles podem ficar parcial ou totalmente impactados, presos sob a gengiva ou ao lado de outros dentes.

Dor e Inflamação: A impactação dos dentes sisos pode levar à dor, inchaço e desconforto na região. Isso pode ser causado pela inflamação da gengiva ao redor do dente impactado.

Desalinhamento: A erupção dos dentes sisos pode causar desalinhamento dos dentes adjacentes, principalmente se houver espaço insuficiente na mandíbula.

Remoção: Devido aos problemas comuns associados aos dentes sisos, muitas pessoas optam pela remoção preventiva desses dentes, especialmente se houver indicações de impactação, dor recorrente ou problemas de alinhamento dental.


Em resumo, os dentes sisos são vestígios de uma época em que a dieta e a anatomia humanas eram diferentes. Hoje em dia, muitas pessoas enfrentam desafios relacionados a esses dentes, e sua remoção é uma opção comum quando apresentam problemas.


Na Única Odontologia há diversos dentistas de diversas especialidades, inclusive especialista em cirurgia dental. A Única Odontologia possui uma equipe de profissionais experientes e está presente há 14 anos na cidade de São José do Rio Preto, atendendo seus clientes com qualidade e usando a tecnologia para oferecer o melhor tratamento dentário com preços acessíveis. 


Entre em contato e agende um horário com um dos nossos dentistas.


#siso #dentesiso #extraçãodedente #cirurgiadental #dordedente #dentistariopreto #riopreto #sãojosédoriopreto

Deixe o seu comentário

Imagem de um dentista

AGENDE JÁ UMA AVALIAÇÃO
NA ÚNICA ODONTOLOGIA & IMPLANTES

ATENDIMENTO DE SEGUNDA À SEXTA DAS 8H ÀS 19H
SÁBADO DAS 9H ÀS 12H

\